Você está aqui:
Torre de TV

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília é um dos monumentos mais procurados na Capital Federal, com média de mil visitantes por dia. Com 230 metros de altura, o atrativo está estrategicamente localizado no centro da cidade. Uma das maiores diversões dos turistas de Brasília é subir até o mirante do local, a 75 metros do solo, de onde se tem uma visão privilegiada da Esplanada dos Ministérios, Setores Hoteleiros Norte e Sul, Estádio nacional de Brasília, Autódromo Nelson Piquet, Lago Paranoá, da cidade de Brasília e outras Regiões Administrativas.

Apesar de ter se tornado importante atrativo turístico, a Torre foi inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão. É um dos monumentos de Brasília projetada pelo criador da cidade, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, tendo como inspiração a Torre Eiffel de Paris.

Além da bela paisagem, o Complexo da Torre de TV conta com a Feira de Artesanato local. No lugar, é possível encontrar móveis, peças de vestuário, bijuterias e arte em geral. Mais a frente, o visitante pode conferir ainda o show de águas coloridas da Fonte Luminosa, uma das maiores da América Latina. São 3,5 milhões de litros d’água, 28 alto-falantes, 21 taças automáticas, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d’água iluminada e um gêiser que pode lançar água até a 50m de altura.

É possível ver dali toda a esplanada dos ministérios e entender a grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília. A Torre tem 224m de altura no total. Em sua frente há uma escultura do artista plástico Alexandre Wakenwit chamada “Era Espacial”.

Qual o endereço?
Eixo Monumental Oeste

Qual horário de funcionamento?
Mezanino: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Mirante: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Feira de Artesanato: de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h

Horários da Fonte Luminosa:
De terças à sextas, das 18h30 às 20h – ininterruptamente
Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 21h10 a cada 40 minutos (das 13h10 às 14h30 desligada)

Qual valor da entrada?
Entrada franca