Você está aqui:
46 pôsteres concorrem à menção honrosa na 16ª Expoepi

46 pôsteres concorrem à menção honrosa na 16ª Expoepi

Na 16° Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças –  EXPOEPI os participantes também podem acompanhar, entre os dias 4 a 6 de dezembro, a sessão de pôsteres, que acontece no Espaço Arena na área de Exposição. Os profissionais da área da saúde de vários municípios brasileiros apresentam um resumo de estudos e pesquisas científicas desenvolvidos para aprimorar as estratégias na prevenção, imunização e controle de doenças.

Cada sessão conta com um debatedor e apresentação de três pôsteres que foram escolhidos para a apresentação oral.  Ao final do evento serão escolhidos os trabalhos de destaque, um de cada sessão, que receberão uma menção honrosa pela sua importância para à vigilância em saúde. Ao todo são 42 pôsteres, divididos em 14 sessões, concorrendo à premiação nas categorias especialização, mestrado e doutorado.  Essa também é a primeira vez que serão utilizados totens eletrônicos para a exposição dos trabalhos.

Nesses três dias, os temas apresentados variam entre: Estratégias inovadoras para a prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, Enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis, Ações para o enfrentamento da mortalidade materna e infantil, Vigilância e Gestão das emergências em Saúde Pública, entre outros. A apresentação é feita oralmente com um pôster resumido do trabalho, o apresentador tem cinco minutos para expor o estudo desenvolvido.

A diferença dos anos anteriores é que as apresentações agora têm o espaço em forma de mesa redonda facilitando a interação do palestrante com os visitantes. O enfermeiro, Edvaldo Valente, do município de Abaetetuba do estado do Pará já participou em outros anos, e nesta edição mostrou os resultados significativos dos anos de 2017 e 2018, do trabalho que leva os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/aids   às ilhas da região. Ele falou sobre como é participar da EXPOEPI, “esse é um evento de extrema importância para nós profissionais da saúde e para os usuários do SUS. Para levarmos daqui experiências positivas para nossos municípios.”

A estudante de farmácia da UnB, Ana Júlia Vilas Boas veio para o evento como atividade extracurricular da universidade e a sessão de pôsteres lhe chamou a apresentação das estratégias da epidemiologia.

. “É fundamental saber como está o controle das doenças, compreender em que locais certas doenças estão mais controladas, e onde precisamos de mais vigilância. Então, a gente vem para ter um maior conhecimento sobre a situação epidemiológica de cada região.”

 

 

 

Os pôsteres selecionados para receber a menção honrosa serão premiados na cerimônia de encerramento que acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 13h, no Auditório Ana Néri.