Você está aqui:
16ª Expoepi terá sessões de cinema na sua programação

16ª Expoepi terá sessões de cinema na sua programação

A 16ª Expoepi contará em sua programação com sessões de cinema especialmente preparadas para os participantes da Mostra. O Cine Saúde vai estar presente com filmes sobre temáticas importantes para saúde pública.

As sessões de cinema servirão de gatilho para impulsionar o debate com epidemiologistas convidados para mediar a discussão da narrativa e sua aplicação nas práticas da vigilância.

Serão três filmes em cartaz e as sessões acontecerão simultaneamente, no dia 5 de dezembro, de 18h20 às 19h20.

Conheça os filmes selecionados e os debatedores que estarão presentes no Cine Saúde durante a Expoepi:

  •  Filme: Snow

Direção:  Isaac Ergas

Local: Auditório Bertha Lutz

Sinopse: Londres, 1854. Uma grande epidemia de cólera está dizimando o distrito de Soho. Enquanto o motivo da epidemia ainda é incerto, as autoridades médicas culpam os miasmas que emanam dos esgotos imundos e dos estabelecimentos que fervem ossos. O médico John Snow utiliza sua recente técnica de mapeamento de doenças e desenvolve uma teoria completamente diferente.

Debatedor:

Giovanny Vinícius Araújo de França (SVS/MS)

 

  • Filme: Muito Além do Peso

Direção: Estela Renner  

Local: Auditório Zilda Arns 

Sinopse: Trinta e três por cento das crianças brasileiras são obesas e apresentam doenças que antes eram comuns aos adultos, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e depressão. A epidemia de obesidade infantil é abordada em uma série de entrevistas com especialistas, pais, profissionais da educação e autoridades governamentais, que avaliam as consequências do sobrepeso nas crianças e chamam a atenção para as propagandas prejudiciais voltadas para o público infantil.

Debatedoras:

Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha (SVS/MS)

Vivian Siqueira Santos Gonçalves (UnB)

 

  • Filme: Memórias Rompidas: um ano depois da lama

Produção: Tatiane Fontes

Realização: TV Assembleia Legislativa de Minas Gerias

Local: Auditório Vanize Macedo 

Sinopse: Em 5 de novembro de 2015, a barragem da Samarco, em Mariana/MG, se rompe e um mar de lama ceifa vidas, rompe vínculos sociais e afetivos, destrói lares, soterra histórias e sonhos. Diferentes personagens do mais grave desastre socioambiental da história do Brasil relembram o dia e contam as lutas pelos direitos dos atingidos.

Debatedoras:

Daniela Buosi (SVS/MS)

Débora Noal (Fiocruz/RJ)